Foto: Clau Lizieri
Ciência nas Trilhas surge a partir da junção do conhecimento acadêmico-científico com as práticas de aventura na natureza. O Instituto oficialmente nasceu em maio de 2024, no entanto, suas atividades iniciaram muito antes.
Fundado por Clau Lizieri bióloga, Doctor Scientiae em Botânica, pesquisadora, educadora, escritora de literatura de aventura e ciência infanto-juvenil e apaixonada pela natureza que, especificamente, desde 2018, quando assumiu a presidência da Associação de Pesquisadores Polares e dos Mares em Início de Carreira (APECS Brasil) vem desenvolvendo assiduamente ações para a conscientização ambiental, promoção da ciência e educação experimental.
Clau Lizieri é nascida no estado de Mato Grosso, fronteira Brasil/Bolívia, onde passou sua infância e adolescência em contato com a vida simples dos vilarejos. Lá foi privada do contato com laboratórios, museus, feiras de ciência e restrita no acesso aos livros. Por outro lado, logo cedo o contato direto com a natureza foi estabelecido em seus dias, assim como, as brincadeiras criativas e livres no quintal eram frequentemente presentes. A vivência nesta realidade junto à sua formação acadêmica-científica a motivou fundar o instituto. Atualmente, Clau possui experiências em expedições científicas em áreas remotas como na Antártica, Pantanal e Rio Doce. Conhecedora dos biomas brasileiros e praticante de atividades do montanhismo, uniu pessoas que acreditam na educação e na ciência como agentes transformadores de realidades e institucionalizou o Ciências nas Trilhas para tornar a ciência acessível especialmente em áreas remotas, periféricas e negligenciadas, assim como, para promover a conservação do meio ambiente natural. Saiba mais sobre a Clau acessando: claulizieri.com.br.
O instituto é uma Organização da Sociedade Civil, de direito privado, sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários ou confessionais religiosos, com duração por tempo indeterminado, atuação permitida em território brasileiro e internacional, regida por estatuto social e normas legais pertinentes (Código Civil Brasileiro, Lei n° 9.790 de 23 de março de 1999, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e MROSC Lei 13019/2014).
Nossa missão

Nossa filosofia
O Instituto Ciência nas Trilhas acredita e defende:
- O aprender pela descoberta;
- A educação experimental;
- A conservação da natureza pelo encantamento;
- Ampliação dos espaços de aprendizagem;
- Inclusão da minoria, das comunidades remotas e vulneráveis nas vivências científicas;
- Fomentação da ciência cidadã;
- A experiência afetiva com a natureza baseada nos bons encontros dos corpos-sujeitos-natureza;
- A autonomia intelectual;
- O pensar em detrimento do sentir;
- A construção de um mundo mais limpo, saudável, igualitário, ético e seguro para todos em todos os locais e idades.
“ (. . .) o interesse próprio da humanidade é mais bem servido se não prejudicarmos excessivamente as outras formas de vida que ainda sobrevivem na Terra. ” (E. O. Wilson, Biophilia, 1984)
Conselho administrativo
Presidente:
Claudineia Lizieri, Doctor scentiae em Botânica.
Secretário:
Edson Benito, Contador.
Administrativo-financeiro:
Andréa Lizieri dos Santos Benito, Contadora.
Conselho fiscal:
Waltemir da Silva Cebalho Pereira, Contador.
Álan Emanoel Alves Mendes Contador (em formação).